domingo, 19 de agosto de 2012

10 dicas para uma boa redação no ENEM


O ENEM está se aproximando,  3 e 4 de novembro são as datas das provas. No primeiro dia teremso as áreas de Ciência Humanas e suas Tecnologias e Ciências Exatas e suas Tecnologias. No segundo dia Línguagem Código e suas Tecnologias , Matemática e Redação. É nesta última que deixamos algumas dicas para uma boa Redação.Então vamos lá:
1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos, parágrafos e 5 a 6 linhas são satisfatórios.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos, ou expressões iniciando parágrafos do tipo "em primeiro lugar" ou "em segundo lugar" demonstram também desconhecimento de argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada. Pricure lançar mão sempre da coesão e da coerência textuais

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) No texto narrativo, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos. Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Leia bastante Editoriais de jornais, revistas e periódicos, pois expressam estruturas argumentativa-dissertativa, baseados em opiniões e ideias, definidas de forma critica e nunca sem neutralidade.

Fonte: http://falabonito.wordpress.com/2006/12/04/dez-dicas-rapidas-para-fazer-uma-boa-redacao/
          http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm

0 comentários:

Postar um comentário