quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Argonautas preparam oficina de inclusão digital


Os argonautas, nome dado aos alunos que assessoram os laboratórios de informática da rede estadual de ensino, devem realizar oficina de inclusão digital nas escolas que possuem laboratório de informática. O Núcleo Tecnológico educacional – NTE está a frente desse projeto e coordena as atividades dos alunos argonautas com o auxílio dos coordenadores de laboratórios e da direção das escolas. A atividade objetiva promover os conhecimentos do sistema operacional linux e seus aplicativos, bem como finalizar a monitoria dos alunos argonautas. Na E.E.E.F.M. Profª Lucy Corrêa de Araújo, os preparativos estão sendo conclusivos, pois o período da oficina é de 1 a 7 de dezembro.

Os alunos terão orientações do sistema operacional, bem como de seus aplicativos: writer, calc e apresentação. A divulgação começou nesta segunda, dia 23. No entanto, apesar da divulgação, ainda não conseguimos preencher todas as vagas disponíveis para a oficina, mas a expectativa de inscritos é de cem por cento. A coordenação do laboratório acredita que essa timidez por parte dos alunos é fruto da auto confiança no conhecimento do windows, embora a diferença de operacionalização seja discreta, ela deixa qualquer pessoa, que já tenha algum conhecimento no pacote fechado, numa situação de impotência quando se vê diante de um computador cujo sistema não é o windows e sim linux, ou seja, não sabe apriori o que fazer e nem por onde começar.

E, para que isso não aconteça, o laboratório da Escola Lucy Corrêa irá realizar essa atividade demandada aos alunos argonautas. Os horários das oficinas dar-se-ão da seguinte forma: Os alunos que estudam pela manhã irão ter aulas pela tarde e os alunos da tarde pela manhã, sendo os horários de oficinas das 8h às 9h; das 9h às 10h; das 10h às 11h; das 14h às 15h; das 15h às 16h e das 16h às 17h respectivamente. Com isso, conseguiremos conciliar qualquer incompatibilidade com os horários de aula normais.

Para os alunos que ainda queiram participar e conhecer como funciona a operacionalização do sistema linux e seus aplicativos como: writer, calc e apresentação, procure o laboratórios de informática nas pessoas do Profª Pina e dos alunos argonautas: André, Natália e Demétrius e boa ofina.

1 comentários:

Anônimo disse...

Foi bom a oficina de inclusão digital, eu participei........Joãão Viitor(702)

8 de dezembro de 2009 às 23:24

Postar um comentário