segunda-feira, 1 de março de 2010

Lucy Corrêa finalizou oficina de blog

A oficina de blog realizada pelo Laboratório de Informática sob a Coordenação do Profº Pina foi concluída nesta sexta feira, dia 26/02. O objetivo do aperfeiçoamento foi socializar conhecimento na construção de blog como instrumento tecnológico na ação pedagógica do educador.

O conteúdo apresentado teve uma fundamentação teórica e prática. Na primeira foi apresentado o filme “A explosão do conhecimento” que abordou a evolução da humanidade e o acumulo de informações científicas capazes de impossibilitar a atualização docente pela quantidade com que o conhecimento é alimentado durante um período de um ano. Outro material disponibilizado foi o ensaio da Psicólogo Drª Evelym que abordou a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação que refletiu criticamente sobre o processo cognitivo e metagonitivo do aluno.

Após essa reflexão, os professores puderam vivenciar no blog: oficinadoblog1.blogspot.com, atividades que hipotetizavam uma abordagem da ação docente em sala de aula, somente depois do aprender fazer é que o fazer se tornou aprendizagem com a criação de um e-mail (gmail.com) para publicações de textos e apresentações no google docs e a criação de questionários on line, bem como a criação e configuração do blog do professor como instrumento de ensino e aprendizagem de seus alunos.

Na avaliação dos professores a oficina atingiu os seus objetivos e a descoberta dessa ferramenta será talvez um estímulo ao estudo e a pesquisa. Essa experiência foi apresentada na Jornada Pedagógica da USE15 como projeto piloto do Laboratório de Informática

0 comentários:

Postar um comentário